20.5 C
Brasília
quinta-feira, 14/11/24
HomeBrasíliaProjeto aposta em educação para acabar com lixões clandestinos no Paranoá

Projeto aposta em educação para acabar com lixões clandestinos no Paranoá

Iniciativa do SLU tem concentrado esforços na Avenida Contorno. Além do caráter educativo, ação investe em limpeza e paisagismo

As caminhadas diárias da aposentada Domingas Lisboa pela Avenida Contorno do Paranoá ganharam novos ares. A mulher de 66 anos se ressentia com a quantidade de lixo espalhada nas áreas verdes que ladeiam uma das mais importantes vias da cidade. E se surpreendeu ao contemplar os canteiros limpos novamente nesta semana.

Nesta quinta-feira (12), o projeto De Cara Nova chega a Ceilândia

“A Avenida Contorno estava precisando dessa limpeza geral. Ando por aqui todos os dias com os meus netos e fico arrasada quando vejo a cidade suja”, afirma Domingas. “Agora, é importante conscientizar a população para que mantenham tudo limpinho. Ninguém quer abrir a porta de casa e encontrar lixo jogado nas áreas públicas.”

A grande faxina faz parte do projeto De Cara Nova, oficialmente lançado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) nesta terça-feira (10), no Paranoá. A ação tem como alvo os lixões clandestinos espalhados ao longo da Avenida Contorno. Mais do que cuidar da higienização desses espaços, a proposta é orientar a população para o uso do papa-entulho da região.

Funcionários do SLU têm se dedicado ao plantio de 300 árvores em algumas das áreas verdes que passaram pela faxina | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Nos últimos cinco dias, recolhemos 778 toneladas de entulho ao longo de 12 km de via. Foram 48 caçambas cheias de resíduos”, calcula o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira. “A comunidade local ainda não tem o costume de usar o papa-entulho. Por isso, essa ação também foi idealizada para orientarmos os moradores do Paranoá”, explica.

O diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira (centro), destaca: “Acreditamos na conscientização da comunidade”

O caráter educativo do projeto fica a cargo do grupo de teatro do SLU. Com a ajuda de personagens como Vassorito e Garizito, os servidores ensinam a descartar o entulho de forma correta. “Acreditamos na conscientização da comunidade”, comenta Vieira. “E o Paranoá é apenas nossa primeira parada. No próximo dia 12, o projeto chega a Ceilândia”, anuncia.

Além da limpeza e das orientações passadas à comunidade, o projeto investe ainda no paisagismo para desestimular o surgimento de novos lixões clandestinos. Funcionários do SLU têm se dedicado ao plantio de 300 árvores em algumas das áreas verdes que passaram pela faxina.

Punição

Quando a educação não resolve o problema, a DF Legal entra em ação para lembrar que o descarte de lixo em local impróprio é crime. A secretaria é parceira do SLU no projeto De Cara Nova e tem disponibilizado fiscais para ajudar na ação. No decorrer das próximas duas semanas, seis deles poderão ser vistos na Avenida Contorno do Paranoá.

“Até sexta-feira (13), vamos orientar a população e, em caso de reincidência, notificar os infratores”, adianta o subsecretário interino de Resíduos Sólidos da DF Legal, Edmilson Gonçalves. “A partir da semana que vem, passaremos a aplicar multas. O valor varia de R$ 107 a R$ 2.600, dependendo da quantidade de entulho descartado ilegalmente”, informa o gestor.

Para o administrador do Paranoá, Wellington Santana, o apoio do SLU e da Secretaria DF Legal é fundamental para preservar a limpeza da cidade. “Sabemos que muitos moradores não conhecem o papa-entulho”, observa. “Por isso, nossa prioridade é orientar e educar a comunidade”, frisa.

Lixo no lugar certo

O papa-entulho recebe descarte de móveis velhos e outros itens volumosos, restos de obra e de poda, material reciclável e óleo de cozinha usado. Cada cidadão pode se desfazer de até 1 m³ de resíduo por dia. O espaço só não recebe equipamentos eletrônicos.

Entulhos, galhadas e volumosos sem utilidade são encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE). Móveis que ainda estão em condições de uso são doados para entidades assistenciais cadastradas.

Anote aí: o papa-entulho do Paranoá fica na Quadra 5, Conjunto D, Lote 4.

Mais acessados