Projeto pretende utilizar linha férrea entre Brasília e Luziânia

0
356

A ordem de serviço para o início dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a criação do trem de passageiros de Brasília (DF) a Luziânia (GO) foi assinada, ontem (16), pela a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A previsão para conclusão do projeto é de 10 meses, a contar de janeiro.

Para o diretor superintendente substituto, Cleber Ávila, o estudo irá verificar se os trilhos existentes entre as duas regiões comportam o transporte de passageiros. Atualmente, a linha férrea só transporta carga. “Após a conclusão do estudo de viabilidade, o segundo passo será buscar uma modelagem econômica para implementar o modal”, adianta.

Segundo Ávila, o estudo que irá definir também quanto tempo irá levar para a implementação total do trem de passageiros. “O projeto que irá definir com o que, onde e o como iremos investir no modal.”

O serviço de transporte ferroviário de passageiros a ser estudado considera predominantemente a faixa de domínio do trecho ferroviário que se situa na EF-050, entre Luziânia (GO) e Rodoferroviária de Brasília, com extensão aproximada de 70 quilômetros.