Três médicos pediram demissão no hospital infantil Cândido Fontoura. Pronto-socorro foi reaberto na manhã desta sexta-feira (15).
O Pronto-Socorro do Hospital Infantil Cândido Fontoura, na Água Rasa, Zona Leste de São Paulo, fechou as portas no final da tarde desta quinta-feira (14) depois de três médicos pediatras pedirem demissão, por agressão, segundo a Secretaria da Saúde do estado. Por volta das 7h10 desta sexta-feira (15), o hospital foi reaberto.
Por falta de funcionários, um segurança do hospital fazia a triagem na porta para só receber casos graves e cirurgias agendadas. Só havia dois especialistas de plantão, segundo a secretaria. “Está com quanto de febre, mãe?”, pergunta o segurança. “A última vez que tirei, estava com 40 graus”, respondeu a mãe. As crianças com casos mais simples recebiam um comunicado e nem entravam no hospital.
“Esse hospital é um hospital público, como que se fecha um PS, Quer dizer que os médicos foram embora? Não tem mais plantão, os médicos foram embora. E aí, como é que faz?
Mães e pais indignados com a falta de atendimento, chegaram a forçar a entrada.