Proposta ganha audiência

0
232

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados vai debater, em audiência, amanhã (23), a implantação da extensão do BRT (do inglês Bus Rapid Transit, que significa trânsito rápido de autocarros/ônibus, em tradução livre) de Santa Maria (DF) para os municípios do Entorno Sul do Distrito Federal.

Os BRTs são corredores de ônibus articulados que funcionam com a qualidade de um metrô. Eles andam sobre canaletas e em corredores exclusivos, gerando mais conforto e agilidade para os passageiros. “Com o volume de cerca de 150 mil pessoas que se deslocam todos os dias de Santa Maria para Brasília (DF), é importante estabelecer o debate para aprimorar e disponibilizar novos meios de transportes”, disse a deputada Flávia Morais (PDT-GO), que pediu a realização da audiência.

Uma das alternativas, segundo a parlamentar, é a extensão do BRT que liga Brasília a Santa Maria até a cidade de Luziânia, em Goiás, para atender também os municípios goianos de Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso. Conforme matéria publicada na nossa edição de segunda-feira (21), a extensão do BRT para Goiás tem um custo inicial de R$ 950 milhões e pode ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

(foto: ilustrativa)