A ingestão habitual de doces ou guloseimas não é uma opção quando a intenção é emagrecer ou mesmo manter a saúde em dia. Esse tipo de alimento normalmente é rico em açúcar e outros produtos refinados, que podem engordar e causar diversas doenças. Por isso é que as sobremesas saudáveis são as melhores opções nesse caso. Uma receita fácil de fazer é o pudim de chia – dá para aproveitar todos os benefícios da sementinha de um jeito gostoso e prático. Quem ensinou foi a modelo Carol Magalhães, famosa nas redes sociais pelas receitas fit.
Pudim de chia: por que emagrece?
Chia elimina gordura
A vantagem de usar a chia no preparo é que, em contato com líquidos, ela cria em volta de si mesma uma capa de alta viscosidade, que ajuda a dar a textura de pudim para a receita. Além disso, esse “gelzinho” formado ao redor da semente faz com que ela aumente cerca de dez vezes o seu peso original, processo que é crucial para driblar a fome e evitar escapadas da dieta. Outra propriedade dessa solução é regular o intestino e ajudar na eliminação de toxinas e impurezas do corpo, deixando a pele mais bonita.

Outro dos benefícios da chia é diminuir a inflamação nos tecidos do corpo, reduzindo a celulite e regulando o sinal de saciedade enviado ao cérebro. O alimento também ajuda a absorver e eliminar gordura por meio das fezes, além de baixar o colesterol ruim e a prevenir doenças cardiovasculares.
Leites funcionais
No preparo, há também leite de amêndoas e leite de arroz – alternativas saudáveis para quem não quer incluir o leite de vaca, já que muita gente se sente “pesada” com o consumo do alimento por possuir algum tipo de intolerância à lactose. Leites vegetais são opções também para quem tem alergia à proteína do leite.

O leite de amêndoas é bem docinho e ajuda a dar gosto de sobremesa para o pudim, ao mesmo tempo em que contribui com um bom aporte de magnésio e cálcio. Já o leite de arroz é pouco calórico, com baixo nível de gordura e com menos proteínas, o que facilita a digestão. No Instagram, Carol contou já contou ter preparado o pudim com um leite vegetal de arroz com sabor de coco.
Temperos seca-barriga
A modelo usa um mix de temperos termogênicos e digestivos na receita (canela, cardamomo, gengibre, cravo, anis e pimentas branca e preta). Você pode optar por um ou dois temperos, de acordo com o sabor que mais te agradar. A canela, por exemplo, é barata, saudável, saborosa, fácil de encontrar e ajuda a adoçar sem aumentar as calorias.

Receita
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de chia;
- 1/2 copo de leite de arroz;
- 1/2 copo de leite de amêndoas;
- 1/2 colher de chá de especiarias (canela, cardamomo, gengibre, cravo, anis e pimentas branca e preta)
- 1 colher de sopa de mel.
Modo de fazer
- Misturar todos os ingredientes em uma tigela;
- Tampar e deixar na geladeira durante 12 horas, mais ou menos. Carol dá a dica de preparar de noite, dormir e consumir no café da manhã do dia seguinte.
- Antes de comer, acrescentar, se quiser, frutas da sua preferência e granola.