Suco verde, smoothie, suco de laranja e até caldo de cana escondem perigosas calorias
Quem quer perder uns quilinhos aposta muito nos líquidos, como sucos, shakes e água, porque são saudáveis e aparentemente não engordam. A questão é que algumas dessas bebidas às vezes possuem tantas calorias quanto um prato de comida. “E o excesso acaba aumentando o açúcar do sangue rapidamente, favorecendo o armazenamento das calorias em forma de gordura. Então fique atenta ao que você bebe”, diz a NUTRICIONISTA AMANDA GATTE. Confira os exemplos selecionados por ela!
SUCO VERDE
Esse você nem imaginava, né? Eles realmente são super saudáveis, desintoxicantes, aceleram o metabolismo, possuem uma grande quantidade de nutrientes e são uma ótima opção para a hora do lanche. Segundo Amanda, “O GRANDE PROBLEMA É QUANDO ELE É COMPRADO, POIS MUITAS VEZES NÃO SE SABE EXATAMENTE O QUE TEM NA RECEITA. Muitos dos sucos verdes prontos são feitos realmente com frutas, mas enriquecidos com suplementos, corantes, açúcares ou adoçantes. Alguns destes suplementos são verdadeiras ‘bombas de açúcar’, adicionando centenas de calorias em um único copo. Uma dica é preparar seu próprio suco, com vegetais e frutas à sua escolha, ou, sempre perguntar o que vai ao suco para que não se ganhe peso sem saber o porquê”.
SMOOTHIE
A bebida pode ser uma boa maneira de consumir ingredientes saudáveis, mas também de ingerir uma carga maior de calorias. “Smoothies precisam ser feitos com cuidado, TEM QUE SABER O QUE VOCÊ ESTÁ COLOCANDO NELE E QUANTO DE CADA COISA. Adicionar extras como manteiga de amendoim, sementes de chia, nuts, farelos, farinhas, nibs e óleo de coco podem somar calorias a mais na sua bebida preferida. LEMBRANDO QUE ELES NUNCA DEVEM SER FEITOS PARA ACOMPANHAR UMA REFEIÇÃO, mas sim para ser consumido em um dos lanches intermediários. Você dificilmente conseguirá fazer um smoothie com menos de 200 kcal e sendo assim, ao ser adicionado como bebida de acompanhamento de uma refeição você está empacotando muitas calorias no mesmo período”, ressalta a profissional.
CALDO DE CANA
Ele pode ser uma fonte de energia bem interessante, pois o carboidrato contido aqui pode servir para um melhor rendimento em suas atividades físicas. “Evidentemente que, quando consumido sem controle, o caldo de cana engorda. Sendo de fato extremamente calórico, ele não combina muito com dietas para emagrecer, no entanto, PODE FAZER PARTE DE SUA ALIMENTAÇÃO SE VOCÊ MODERAR NA QUANTIDADE E ESCOLHER BEM O HORÁRIO QUE O TOMA. Se não houver moderação, e se o consumo for frequente, o caldo de cana engorda, sim”.
SUCO DE LARANJA
O suco preferido dos brasileiros também está na lista! Frutas são carboidratos, e de acordo com a nutricionista, “suco de fruta tem um efeito muito mais rápido e visível no ganho de gordura do que a fruta sólida. O DE LARANJA ENGORDA, PORQUE RARAMENTE É FEITO COM APENAS UMA UNIDADE DA FRUTA. Se o suco for feito com apenas uma laranja, o suco terá que ter água adicionada. Isso acarreta na diluição das vitaminas que a laranja possui, diminuindo seus benefícios no organismo. Quando é feito com duas ou mais laranjas, suas calorias dobrarão ou triplicarão na mesma proporção. Isso o torna extremamente calórico, apesar de todos os benefícios que as substâncias encontradas na laranja trazem ao organismo de que as consome”, esclarece a especialista. Outro agravante é que, acompanhando as refeições, “É BEM POSSÍVEL QUE SE CONSUMA MAIS DE UM COPO DE SUCO DE LARANJA, AUMENTANDO SEU VALOR CALÓRICO AINDA MAIS. Uma dica é preferir a fruta propriamente dita, consumindo apenas uma porção e maiores quantidades de fibras (principalmente no bagaço e na parte branca) auxiliando na saciedade”.