18.5 C
Brasília
segunda-feira, 29/04/24
HomeBrasíliaQuebrar a dieta pode fazer emagrecer até oito quilos, diz novo estudo

Quebrar a dieta pode fazer emagrecer até oito quilos, diz novo estudo

Quando se fala em enxugar a silhueta, a primeira coisa que vem à cabeça é cortar doces, frituras e outra série de elementos que são a cara dos quilinhos a mais. Além disso, foco, não exagerar no fim de semana e não se entregar às tentações são outras recomendações que vêm nas instruções do projeto boa forma. Agora, e se você soubesse que o que realmente emagrece é justamente ir na direção contrária, comendo guloseimas e furando a dieta?

 

Pelo menos é o que diz um novo estudo realizado por um grupo de cientistas de várias universidades australianas e publicado no International Journal of Obesity (Jornal Internacional da Obesidade). Eles avaliaram por 16 semanas 47 pessoas obesas em um processo de dieta restritiva. Uma parte passou esse tempo consumindo apenas um terço das calorias diárias recomendadas e a outra comia de forma regrada apenas a cada duas semanas (eram 14 dias de dieta e 14 de folga, quando podiam comer o que e quanto quisessem). Por conta disso, esse segundo grupo acabou por viver o experimento durante 30 semanas.

Quem fez pausa na dieta conseguiu perder até oito quilos a mais do que os que se mantiveram firmes. Foto: RyanKing999/iStock

O resultado? O grupo que realizou as interrupções perdeu aproximadamente oito quilos a mais do que os que se “mantiveram na linha”. Nuala Byrne, que liderou o estudo, declarou: “ao que parece, essas ‘pausas’ que adotamos no experimento podem ser determinantes para o sucesso de um regime”. Ela acredita que essa tática evite a chamada “reação faminta“, culpada pelo enorme índice de desistência das dietas e desencadeadora do perigoso “efeito rebote“, aquele que faz comer muito mais após um período de restrição. A pesquisadora ainda revela que outro fator importante é o fato de o grupo das pausas saber que as fariam, o que dava a eles força para resistir por mais tempo.

Segundo a cientista, “quando reduzimos o total de calorias durante uma dieta, o metabolismo passa a descansar por mais tempo do que está acostumado, o que torna a tarefa de perder peso mais difícil”. Ela complementa: “essa reação é um mecanismo de sobrevivência que ajudou nossa espécie a sobreviver quando a comida era escassa. Hoje, ela atua de outra maneira: ajuda a aumentar a circunferência de nossos quadris, mesmo quando há comida disponível”.

Mais acessados