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sexta-feira, 15/11/24
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Recortes feitos na pista do BRT do Túnel de Taguatinga evitam rachaduras

Também chamadas de juntas de dilatação, as fendas são preenchidas com composto químico que permite dilatação do concreto

O visitante mais atento que caminhar pelo boulevard do Túnel de Taguatinga vai perceber estreitos recortes feitos na pista. São as chamadas juntas de dilatação, recurso usado para evitar rachaduras no pavimento de concreto do corredor exclusivo para ônibus. As fendas têm passado pelo acabamento necessário para que funcionem de forma eficiente, um processo dividido em três etapas.

Operário coloca delimitador de profundidade: fita roliça feita de espuma determina o tamanho da fenda, evitando que ela fique muito profunda | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O primeiro passo é dedicado à limpeza. Com uma máquina que lança fortes jatos de ar, os operários retiram pedrinhas, poeira e qualquer pequena sujeira que tenha entrado nos recortes. “Esse resíduo, além de não ter a flexibilidade necessária para permitir que o concreto trabalhe, deixa a água entrar pelas fendas”, explica o engenheiro civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura Antônio Carlos Ribeiro Silva.

O polímero elástico aplicado no recorte tem dupla função: veda a entrada de água na fenda e permite o trabalho do pavimento rígido que reveste a pista

Juntas de dilatação limpas, é hora de instalar o delimitador de profundidade. A fita roliça feita com uma espécie de espuma determina o tamanho da fenda, evitando que ela fique muito profunda. Por fim, um polímero elástico é aplicado no recorte. O composto químico tem dupla função: veda a entrada de água na fenda e permite o trabalho do pavimento rígido que reveste a pista.

“O concreto está sujeito a pequenos movimentos de expansão e retração provocados pela variação de temperatura”, explica o engenheiro de planejamento Renes Cândido. “No caso da pista do boulevard, há ainda a pressão provocada pelo peso dos veículos que vão trafegar sobre o revestimento.”

As juntas de dilatação têm aproximadamente 0,5 cm de espessura – são imperceptíveis para os motoristas, mas têm largura suficiente para impedir o atrito entre o concreto. O espaçamento entre uma e outra é de 5 m.

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