27.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/12/24
HomeBrasíliaRollemberg decreta situação de emergência na limpeza pública

Rollemberg decreta situação de emergência na limpeza pública

Medida elimina necessidade de licitação na área nos próximos 180 dias.
Instalação de aterro em Samambaia será agilizada com a norma, diz GDF.

O governador Rodrigo Rollemberg declarou nesta segunda-feira (1º) situação de emergência no âmbito da limpeza pública do Distrito Federal. Entre os motivos apontados para a medida estão alguns relacionados ao Lixão do Jóquei, “como a presença de segmentos não ligados ao processo de operação no local”.

O G1 tentou contato com representantes do Executivo, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. Atualmente o DF gasta 220 milhões com coleta, transporte, tratamento e destinação de lixo, mas só arrecada R$ 109 milhões.

Com a medida, fica dispensada nos próximos 180 dias a necessidade de licitação para compra de bens e contratação de serviços. Para atendimento das demandas urgentes e necessárias à regularização da limpeza urbana, de manejo e de disposição final dos resíduos sólidos, poderão ser requisitados profissionais da área de engenharia e demais servidores da atividade-meio de outros órgãos e entidades distritais.

Além disso, vai ser encaminhado relatório à Corregedoria-Geral, à Câmara Legislativa, ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público e à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos sobre a situação. O governo disse em nota que, por meio do decreto, o processo para instalação definitiva do Aterro Sanitário Oeste, em Samambaia, e a reforma de centrais de triagem se tornará mais ágil.

Fonte:g1

Mais acessados