Quem faz dieta ou simplesmente tem uma alimentação saudável, já sabe que a beterraba é um alimento superbenéfico para a saúde, além de versátil, pois cai bem tanto em preparos doces quanto salgados, no café da manhã, almoço ou jantar. E agora, ela “ganha mais uma estrelinha”, depois de uma nova descoberta da Ciência.
Um novo estudo da Universidade Northumbria, na Inglaterra, publicado na revista Nutrients, acaba de revelar que a beterraba é uma ótima aliada para acelerar a recuperação muscular após aquele treino matador.
Como foi feito
Os pesquisadores dividiram 20 voluntários em três grupos, que, após completarem uma sequência de pulos e agachamentos, depois de 24 e 48 horas de treino, o primeiro bebia 250 ml de suco de beterraba, o segundo apenas 150 ml e o terceiro tomava só um placebo (ou seja, bebida sem propriedades farmacológicas, mas administrada como se tivesse, para efeito psicológico).
O resultado? O grupo que bebeu mais suco de beterraba sentiu menos dores musculares em relação aos que ingeriram menos e aos que tomaram o placebo. Isso significa que a recuperação foi mais rápida. Para você entender melhor, quando o exercício é muito puxado, existe um alto estresse oxidativo causado pelos radicais livres (que causam envelhecimento precoce), e os antioxidantes do seu corpo precisam entrar em ação. Em entrevista à revista americana “Men’s Health“, Glyn Howatson, diretor da pesquisa, disse que a beterraba é rica em nitrato, que possui propriedades anti-inflamatórias, que agem diretamente nessa oxidação muscular.
“Devo me encher de beterraba?” Não! Para conseguir esse benefício, 300 ml de suco de beterraba são o ideal para tomar logo após aquele treino superpuxado.