Sabia que os cílios também precisam de cuidados especiais? Não é exagero não, a verdade é que assim como os cabelos, esses pequenos fios podem sofrer com a caspa e até com a queda!
Veja a seguir alguns problemas que os cílios mal cuidados podem desenvolver e como trata-los:
Cílios com caspa
O inverno contribui para problemas como cílios com caspa, com os dias mais frios, os ventos e, também, os banhos muito quentes.
Para evitar esse quadro clínico, o hábito diário de higiene das pálpebras é um dos principais cuidados que devem ser tomados. “Usar loções de limpeza dermatologicamente e oftalmologicamente testados ou sabonetes líquidos infantis e aplicar cremes de hidratação em base aquosa diariamente”, ensina.
Caso já venha apresentando esse quadro, a médica orienta a procura pelo dermatologista.
Cílios caindo demais
Outro problema pode ser a queda de cílios. Mas não se desespere: isso faz parte do processo de renovação das hastes dos fios ciliares e ocorre naturalmente a cada quatro meses, segundo a dermatologista, respeitando as fases características dos fios capilares.
Porém quando a queda acontece em excesso o problema pode vir do tratamento que os fios levam. A maior causa de queda ciliar ocorre pelo abuso de maquiagem como rímel a prova d’água, uso excessivo de delineador ou marcas com pigmentos sintéticos e conservantes que provocam sensibilidade e alergia local.
“Além disso, as maquiagens têm validade de uso, sendo que as máscaras, após abertas, não duram mais do que seis meses e devem ser removidas diariamente sem que fiquem em contato com a região durante a noite toda”, completa.
Outros cuidados
A Dra. Cláudia Marçal também explica que as máscaras ciliares devem ser retiradas corretamente e com produtos específicos. Além disso, outra preocupação básica é com relação à hidratação. Já produtos para crescer cílios ou até tingí-los devem aprovados pela ANVISA antes do uso. Fique ligada!