Melhorar os hábitos de vida, que são a base para qualquer pessoa ter/manter/recuperar a saúde, colabora para você obter sucesso. Saudável e bem-disposto, o alcance dos objetivos só depende de você.
1 – BEBA ÁGUA de 1 em 1 hora
Ou 2 copos (cerca de 200 ml) a cada 2 horas (não espere pela sede – nunca passe mais tempo que isto sem beber água)
E lembre-se que “água é água”: nenhum outro líquido hidrata tão bem quanto a água, pura, em si.
.
2 – ALIMENTE-SE de 3 em 3 horas & Coma FIBRAS bem e diariamente.
Tenha sempre um excelente café da manhã e a partir daí alimente-se regularmente, mesmo sem fome
Evite passar mais que 3 horas sem alimentar-se: lembre-se do seu metabolismo! Busque alimentos de qualidade, variados e em menores porções em cada refeição.
3 – EXERCÍCIOS FÍSICOS regulares
Nunca passe mais que 48h sem a rotina mínima recomendada de prática pelo menos 3x/semana (mínimo de 30 minutos por vez) e pelo menos 1x/semana exercícios “de força”, para todos os músculos do corpo.
Quando o assunto é exercício físico, o ideal mesmo é ser acompanhado por um BOM profissional de educação física e seguir suas orientações.
.
4 – DURMA direito
Durma sempre no escuro e em ambiente silencioso, preferencialmente cedo, de lado, em bom travesseiro/colchão e até 2 horas após refeição leve e hidratar-se adequadamente.
É principalmente durante o sono que seu corpo e sua mente recuperam-se do dia que passou e preparam-se para viver o próximo, selecionando pensamentos e fixando memórias (cérebro), repondo nutrientes, fabricando hormônios e neurotransmissores, eliminando o desnecessário, etc.
5 – RESPIRE com mais qualidade
Respire fundo várias vezes por dia, pelo menos 3 ciclos de inspirações e expirações profundas por hora.
Por stress ou pura falta de atenção, respiramos cada vez mais superficialmente e isso prejudica o fornecimento de oxigênio para o organismo. Uma respiração regularmente otimizada pode ser aprendida e treinada em técnicas como Meditação, Yoga, Tai Chi Chuan, Pilates, Lian Gong, Automassagem e muitas outras.
.
6 – INFORME-SE
Acesse (leia, ouça, assista) regularmente materiais de qualidade, provenientes de fontes de confiança e atualizadas.
Entenda: para poder agir em benefício da sua saúde você precisa planejar direito as ações, baseadas em informações de qualidade.
7 – Gerencie melhor seu STRESS
O stress é um dos maiores causadores ou agravantes de doenças nos tempos atuais e afeta corpo e mente, sobretudo por alterar seu equilíbrio de hormônios e neurotransmissores e também por isso alterar seu metabolismo Aprenda a “desligar-se” periodicamente: afinal, até uma máquina tem que ter tempo para esfriar ou irá “quebrar”. Simples assim.
.
8 – Seja POSITIVO
As palavras e pensamentos têm poder..
Pensamentos positivos facilitam o planejamento da melhor ação para cada situação; ajudam a pensar positivamente: bom (e constante) relacionamento com Deus (ou “Fé em algo maior”, em que você acredite), boa música, rir, orações, evitar acessar conteúdos negativos (filmes, noticiários, notícias ruins), amizades, lazer saudável, etc.
.
9 – EXCESSOS e intoxicações
Mantenha-se longe, evite substâncias e comportamentos que sobrecarreguem seu organismo.
Toda vez que seu organismo for exposto a excessos e toxinas, perderá o equilíbrio e precisará gastar energia (e de tempo) para recuperá-lo: esta energia em parte tem que ser desviada de atividades importantes para o funcionamento dos sistemas desintoxicantes, o que leva aos sintomas de baixo metabolismo. Cuidado com os efeitos de “intoxicação” causados pela exposição excessiva a celulares e eletroeletrônicos .
.
10 – SOL: exponha-se regularmente mas com o devido cuidado
O ideal seria exposição diária, mas o mínimo de 3x/semana já ajuda Mostra o cérebro quando é dia e quando é noite.
E faz a pele utilizar o colesterol para a síntese de vitamina D; para este fim, recomenda-se a exposição solar sem filtro, em qualquer horário do dia, até que a pele comece leve processo de brilhar e ficar avermelhada (o que pode demorar apenas poucos minutos, para peles mais claras e sensíveis).
.
11 – Consulte BONS profissionais de saúde
Seja acompanhado regularmente por médico, nutricionista, dentista e demais profissionais necessários ao seu caso, da sua confiança, seguindo suas orientações; só tenha o cuidado de escolher profissionais realmente humanos, que te tratem como tal e tenham real interesse/atenção pelo seu caso, atualizados e ao máximo possível livres de preconceitos. A consulta regular permite identificar e tratar distúrbios em sua fase inicial, bem como receber orientações sobre prevenção e tratamentos. Afinal, mesmo quem se cuida, por vezes, adoece. Fundamental, também, é seguir os tratamentos exatamente como os profissionais prescreveram, para que tenham maior chance de alcançar os efeitos desejados.
.
Saúde: se VOCÊ fizer a sua parte, tem tudo para dar certo!
Fique atento e faça acontecer!.
Dr. Ícaro Alves Alcântara
www.icaro.med.br