Leitos serão destinados para o Hospital Regional do Gama (HRG) e Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), pelo período de 12 meses
A aquisição foi realizada pelo Ministério da Saúde, que acordou com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) o custeio de 5.000 novos leitos de UTI, por 12 meses, de acordo com a necessidade de cada unidade da federação.
A deliberação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (28/12). O texto da publicação ressalta a recomendação de um número mínimo de 10 leitos de UTI por unidade hospitalar, atendendo “prioritariamente às unidades hospitalares já integradas às Redes de Atenção à Saúde” e priorizando “unidades de leitos que já estejam em funcionamento e que atendam às normativas existentes, porém ainda não habilitadas”.A ocupação de leitos públicos de UTI destinados à covid-19 no DF chegou a 88% nesta segunda-feira. Do total de 164 leitos da rede, 143 estão ocupados e três bloqueados. Mesmo com 18 leitos vagos, a lista de espera da Sala de Situação da Secretaria de Saúde mostra 12 pacientes aguardando leitos de unidade de terapia intensiva.