Senado devolve mandato de Luiz Carlos Prestes

0
406
O Senado fez uma sessão solene para devolver, simbolicamente, o mandato de senador a Luiz Carlos Prestes, que morreu em 1990. Durante o ato, o presidente da Casa, Renan Calheiros, leu mensagem da presidenta Dilma Rousseff na qual ela elogia o “ato de reparação histórica” à memória de Prestes.

O ex-senador, que era membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi o responsável pela chamada Coluna Prestes, movimento político que percorreu vários estados das regiões Sudeste e Nordeste entre os anos de 1925 e 1927 se insurgindo ao governo da República Velha e às elites agrárias. Em 1947, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro do PCB e o mandato de Prestes.

A devolução simbólica do broche e diploma de senador foi feita à mulher de Luiz Carlos Prestes, Maria do Carmo Ribeiro Prestes. O suplente do senador comunista, Abel Chermont, também teve o mandato devolvido. O broche e diploma foram entregues ao neto, Carlos Eduardo Chermont.

“Ele [Prestes] foi respeitado e considerado um político de caráter que sempre defendeu seus ideais. Com a iniciativa do Senado Federal, eu quero expressar minha certeza de que a democracia e a liberdade sempre serão valorizadas em nosso país”, declarou Maria do Carmo Prestes.