21.5 C
Brasília
domingo, 24/11/24
HomeÉ DestaqueSenado discute PEC para viabilizar piso dos enfermeiros

Senado discute PEC para viabilizar piso dos enfermeiros

PEC busca dar viabilidade jurídica ao projeto de lei que cria piso da categoria; mudança pode gerar aumento nos planos de saúde, em especial Hapvida

(Getty Images/Morsa Images)

O Senado deve discutir nesta quinta-feira uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa dar segurança jurídica ao piso salarial nacional de enfermeiros e outros profissionais do setor de saúde. A proposta determina que uma lei federal instituirá pisos salariais nacionais para essas categorias.

Esse piso foi proposto em um projeto de lei já aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. A intenção da PEC é evitar uma eventual suspensão do piso na Justiça, sob a alegação do chamado “vício de iniciativa” (quando a proposta é apresentada por um dos poderes sem que a Constituição Federal lhe atribua competência para isso).

O projeto de lei já aprovado prevê piso mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, que vale para serviços públicos e privados. No entanto, o projeto foi aprovado sem determinação da fonte dos recursos para custear o piso.

A estimativa é de que o piso gere um gasto anual extra de R$ 16,3 bilhões, para o poder público (Estados, municípios e União) e a iniciativa privada. De acordo com a Confederação Nacional de Saúde, o novo piso pode gerar um aumento de até 12% nos preços dos planos de saúde. Uma das empresas mais afetadas pelo novo piso é a Hapvida, que tem concentração nas regiões Norte e Nordeste, onde os salários em geral são mais baixos.

A PEC a ser discutida hoje no Senado é parte da mobilização para viabilizar o piso do ponto de vista jurídico. Outro passo importante será dar viabilidade financeira para o projeto.

Mais acessados