Em setembro, agendamento era limitado por 30 minutos a cada semana. Moradores ainda se queixam da dificuldade para conseguir atendimento.
Moradores do Distrito Federal reclamam não conseguir agendar atendimento há meses para fazer a primeira identidade ou retirar a segunda via nos 15 Postos de Identificação em Brasília. Algumas pessoas esperam pela vaga desde setembro, quando o serviço de agendamento online era feito por limite de tempo – 30 minutos por semana. Atualmente, a dificuldade está no número limitado de vagas liberado por dia.
De acordo com a Polícia Civil, responsável pela emissão do documento, são disponibilizadas 500 vagas por dia, de segunda à sexta. “As vagas são preenchidas no mesmo dia e costumam se esgotar em poucas horas”, informou a corporação.
Os postos atendem somente por agendamento, que pode ser feito pelo call center do GDF – 156 – e pelo site da Polícia Civil. Por telefone, o serviço funciona das 7h às 19h, de segunda à sexta, e das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados. Pela internet, o agendamento pode ser feito a partir das 7h30.
O contador Williams Pereira Lopes, 32, foi contratado recentemente em uma empresa privada e precisa abrir uma conta bancária para receber o salário, mas, sem a identidade, não consegue. “Eu ligo no 156 e a recepciopnista fala que não tem agenda, não tem vaga. Mas não me explica o porquê”, afirma.
Além disso, ele está com a carteira de motorista vencida e, para renová-la, precisa da identidade. “Também tenho dinheiro depositado em uma conta que preciso sacar e não consigo, porque não lembro a senha e nem consigo resgatá-la. A CNH não vale e a identidade não tenho”, afirma.
Na tarde desta quinta-feira (24), por volta das 16h, o site da polícia informava: “Não há vagas disponíveis” para o agendamento da 1 ª e da 2ª via da identidade.
Uma moradora do DF que preferiu não se identificar, com medo de ter o documento atrasado “de propósito”, afirma ter conseguido agendar o atendimento nesta segunda (21) depois de um mês de tentativas, porque foi informada por uma telefonista do 156 sobre o horário de atendimento do call center. “Antes disso, liguei cinco vezes e nunca me explicaram que tem ligar cedo, porque as vagas não duram nem 30 minutos”, disse.
Em setembro, o Sistema de Agendamento de Serviços da Polícia Civil ficou disponível por apenas 30 minutos durante toda a última semana do mês. A plataforma online foi criada em julho para facilitar a vida dos moradores de Brasília, mas não funcionava na capacidade máxima por conta do “baixo efetivo” no Instituto de Identificação.