22.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/24
HomeTecnologiaSetor de streaming tem prejuízo bilionário com compartilhamento de senhas

Setor de streaming tem prejuízo bilionário com compartilhamento de senhas

Estudo aponta que empresas como Netflix, Amazon, Apple, entre outras, perderam 9,1 bilhões de dólares em 2019 com a prática

Netflix: empresa já até fez piada com a prática que está causando prejuízos altos para o mercado de transmissão online de conteúdo (Mike Blake/Reuters)

São Paulo – Um estudo realizado pela empresa de pesquisas Parks Associates estimou que o setor de streaming perdeu 9,1 bilhões de dólares em 2019 com o compartilhamento de senhas de serviços como Netflix, AppleTV, Amazon Prime Video, entre outros.

De acordo com o levantamento, caso as companhias não adotem medidas para impedir que usuários compartilhem suas contas com terceiros, as perdas para o setor como um todo podem atingir a cifra de 12,5 bilhões de dólares em 2024.

Segundo a pesquisa, quase um terço dos consumidores já compartilharam suas credenciais de acesso às plataformas com terceiros. O percentual chega a ser de 64% em relação aos assinantes que têm entre 13 e 24 anos.

Apesar dos números ruins, executivos de companhias do setor já defenderam a prática no passado. Em 2014, Richard Plepler, então CEO da HBO, classificou o problema como um “excelente veículo de marketing”, assim como Reed Hastings, da Netflix – empresa que já até fez piada com o assunto.

 

Vale lembrar que serviços de streaming de áudio, como Spotify, por exemplo, não permitem que uma mesma assinatura seja utilizada em diferentes dispositivos. Nem mesmo é possível contratar um plano familiar para dividir com pessoas que morem em lugares diferentes.

 

Mais acessados