21.5 C
Brasília
quarta-feira, 25/12/24
HomeBrasíliaSlow Beauty é o movimento que aposta em cosméticos orgânicos e naturais....

Slow Beauty é o movimento que aposta em cosméticos orgânicos e naturais. Conheça

De acordo com especialistas, o conceito nasceu nos EUA, baseado em outros que já pregavam a desaceleração da rotina e o uso de meios mais sustentáveis e saudáveis de se viver

Desacelera a velocidade e inclua saúde e bem-estar no dia a dia. Segundo a cosmetóloga Tatiana Galhanone, da Clínica Benesse, essa é a proposta do “SLOW BEAUTY”, movimento de beleza que nasceu nos Estados Unidos, e busca apoiar o consumo consciente, partindo para alternativas que não apresentem fórmulas calcadas em compostos químicos.

BELEZA DEVAGAR E SEM PRESSA

De acordo com a empresária Renata Esteves, especialista em cosméticos orgânicos idealizadora do Projeto Beleza Orgânica, o conceito surgiu como uma extensão do SLOW FOOD e prega o retorno às origens e a compra ECOLOGICAMENTE CORRETA, no qual impera a filosofia do “menos é mais”. “Com a utilização de matérias-primas de qualidade e o mínimo de processos possível. Não é só fazer receitas caseiras, a MULHER MODERNA E CONSCIENTEusa uma combinação de produtos, óleos vegetais, essenciais e argilas na sua rotina de cuidados. Sempre procurando as opções SEM INGREDIENTES NOCIVOS, MUITAS VEZES ORGÂNICOS, VEGANOS E NÃO TESTADOS EM ANIMAIS”, diz.

Cada vez mais as consumidoras procuram opções naturais que, em longo prazo, não prejudiquem o organismo FOTO: thinkstock

DE DENTRO PARA FORA

“A proposta também procura unir uma alimentação saudável com a questão da estética, visto que uma está diretamente ligada à outra”, fala Tatiana. “Tem que começar de dentro para fora. Não existe como ter pele linda se nossas células não estiverem sadias. Muitas vezes, isso é a porta de entrada para uma mudança de percepção, que leva as pessoas a fazerem melhores escolhas”, Renata comenta. “Para se sentir bonita, acho importante CULTIVAR O AUTOAMOR E A AUTOACEITAÇÃO, APRENDER A VALORIZAR O PRÓPRIO CORPO, fazer exercícios, sem se preocupar demasiadamente com o mundo exterior”, Renata comenta.

CONSCIÊNCIA SAUDÁVEL

Para a cosmetóloga, a DITADURA DA BELEZA já está, inclusive, migrando para esse aspecto e para a preocupação com as reações de tais aplicações no organismo. Conforme a empresária, “quanto mais produtos se usa, mais se interfere na química e sistema imunológico da pele. O BÁSICO É LIMPAR, TONIFICAR E HIDRATAR, E APLICAR UM FILTRO SOLAR (físico, que apresenta um efeito de bloqueador, e reflete a luz solar ao invés ser absorvido pela corrente sanguínea – mais ou menos como uma pasta d’água). Materiais puros são maravilhosos, mas nem sempre temos disponibilidade para fazer um tratamento; por isso recomendo fazer um mini-spa em casa toda semana”.

SUSTENTABILIDADE EM ALTA

Opções naturais, feitas de modo caseiro ou compradas conscientemente, apresentam menos impacto no meio ambiente também FOTO: thinkstock

Ao se tornar uma adepta, a mesma profissional acredita que se INCENTIVA A ECONOMIA DE EMPRESAS SUSTENTÁVEIS cujas práticas visam a PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A ELIMINAÇÃO DA CRUELDADE ANIMAL.

INFORMAÇÃO QUE TRANSFORMA

Sendo assim, ela recomenda BUSCAR OS SELOS DAS CERTIFICADORAS ORGÂNICAS – entidades independentes que analisam toda a cadeia para atestar que o resultado final foi feito em condições sociais justas, utilizando elementos livres de tóxicos – as quais são: Ecocert, IBD, Natrue, USDA, Vegan. “Elas publicam listas (nos próprios sites) de componentes que não podem entrar nas produções, uma boa maneira de começar a aprender sobre o assunto. Quanto maior elas forem nas embalagens, números (corantes), fragrância (e não aromatizadas como os óleos essenciais), mais tóxicas tendem a ser”.

FUTURO PRÓXIMO

“A vantagem é justamente essa diminuição dos agentes que podem ser mais agressivos”, Tatiana aponta. “Os benefícios, em longo prazo, são os mesmos dos cosméticos normais”. Renata avisa que o progresso é gradual, porém, mais duradouro. “Porque trata de forma integral, reforçando as defesas e até ESTIMULANDO O COLÁGENO – os ATIVOS VEGETAISsão poderosos quando empregados da forma correta, uma vez que nutrem e mantêm a cútis hidratada, melhorando a sua aparência. Quando se comparam os itens dermatológicos que são da indústria farmacêutica com os naturais e orgânicos, há uma grande diferença”.

ROTINA SLOW

Para entrar na tendência slow beauty, comece trocando os produtos de uso mais frequente por aqueles naturais e orgânicos FOTO: thinkstock

Para apostar nos preceitos aqui listados, ela indica: “comece a trocar aos poucos por aquilo que usa com frequência: pasta de dente sem flúor, sabonete, xampu e condicionador, por exemplo. Precisando, FAÇA UMA LIMPA NO BANHEIRO – costumamos acumular o que não nos serve mais, restos, e artigos fora da validade”. Procure saber as informações do fabricantes e observe REAÇÕES EM CASOS DE ALERGIA de qualquer conteúdo para eliminá-lo do seu cotidiano. Prefira BUCHA VEGETAL PARA O CORPO, assim como ESPONJA DE CELULOSE PARA O ROSTO, a fim de efetuar a esfoliação. “Possibilidades multiuso: argilas – verde para as peles mistas e oleosas, e branca para as secas; óleos e manteigas vegetais puros; e óleos essenciais – vá comprando aos poucos, eles têm propriedades terapêuticas e cosméticas. Cuidado para não intoxicar! Você nunca deve passar mais do que 2, 3 gotas, ou direto na pele (utilize um óleo carreador ou argila); pode colocá-lo no aromatizador também. Se manipula misturas em casa, saiba que não têm conservantes e estragam logo; é necessário aproveitá-las dentro de alguns dias”.

 

Mais acessados