O foguete levará dez satélites comerciais ao espaço para a companhia de voz e dados Iridium
Um foguete Falcon 9 da companhia aeroespacial SpaceX decolou neste sábado com sucesso da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, o primeiro lançamento da empresa desde de um equipamento similar não tripulado ter explodido em setembro em Cabo Canaveral, na Flórida, também nos Estados Unidos.
O lançamento do Falcon 9 estava previsto para a última segunda-feira (9), mas os planos de voo foram adiados devido aos intensos ventos e à chuva registrada na Califórnia. O foguete decolou hoje às 17h54 GMT, como estava previsto.
O problema ocorrido em setembro foi na plataforma de decolagem. O foguete Falcon 9 que seria lançado na ocasião iria colocar em órbita um satélite de comunicações Amos 6 para a israelense Spacecom.
O equipamento forneceria serviços de comunicação em uma região que compreendia desde a costa dos EUA até a Europa, passando pela África e o Oriente Médio. Além disso, o satélite reforçaria as capacidades de comunicação do governo de Israel.
O Amos 6 também seria o primeiro satélite a ser usado pelo Facebook e faria parte da campanha da rede social para levar, desde o espaço, internet a regiões remotas do mundo.
(Com EFE)