Transmitidos ao vivo pela televisão suíça, os caças F/A-18 estavam programados para pousar e decolar em um trecho rural da estrada A1 entre as cidades de Avenches e Payerne, relata a Reuters.
“Correu muito bem”, disse Alain von Bueren, primeiro piloto a pousar na rodovia, após sair do caça fabricado projetado para uso em porta-aviões.
Segundo a mídia, o governo suíço disse na semana passada que o teste era necessário porque todos os meios da Força Aérea do país estavam concentrados em três campos de aviação em Payerne, Meiringen e Emmen, tornando-os vulneráveis aos sistemas de armas inimigos de longo alcance.
A intenção do treinamento é focar na mitigação de um risco de ataque com armas de longo alcance, e as Forças Armadas suíças dependiam da capacidade de mobilizar os seus meios e de os mobilizar a partir de locais descentralizados, possivelmente temporários, disse o governo.
A aterrissagem na estrada foi a primeira desde 1991 na “Suíça neutra”, que no final deste mês vai acolher uma cúpula destinada a “preparar o caminho para a paz na Ucrânia”, apesar de não considerar a Rússia, outro ator no conflito, para os diálogos.
Alemanha investe na defesa aérea
Também nesta quarta-feira (5), o chanceler alemão Olaf Scholz anunciou que Berlim comprará 20 jatos Eurofighter adicionais da Airbus.
Scholz, falando na abertura do show aéreo da ILA nos arredores de Berlim, disse estar fortemente empenhado em manter e expandir a capacidade de produção de armas.
“É por isso que encomendaremos mais 20 Eurofighters antes do final desta sessão legislativa – além das 38 aeronaves atualmente em preparação”, disse Scholz, citado pela Reuters.
A Força Aérea alemã quer substituir seus antigos jatos Tornado pelo Eurofighter, conhecido como Typhoon no Reino Unido. Atualmente, o país opera 138 Eurofighter.
A compra das novas aeronaves por Berlim e o treinamento feito por Berna acontecem enquanto as preocupações na Europa em relação à segurança crescem, destaca a mídia.