22.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/12/24
HomeBrasíliaTJ mantém aumento de velocidade nas marginais em São Paulo

TJ mantém aumento de velocidade nas marginais em São Paulo

Vista aérea da Marginal Tietê, em São Paulo
Vista aérea da Marginal Tietê, em São Paulo

Por três votos a zero, a 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu na manhã desta quarta-feira (9) manter o aumento das velocidades nas marginais Tietê e Pinheiros, ação do prefeito João Doria e promessa de campanha.

Em janeiro, a desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva acolheu o recurso da Prefeitura da Capital para que a alteração dos limites fosse mantida. Ela derrubou uma decisão em primeira instância de um pedido feito pela associação Ciclocidade para que o aumento não entrasse em vigor.

A decisão da desembargadora foi submetida aos outros dois juízes da Câmara, Ferraz de Arruda e Ricardo Anafe, que acataram o parecer. O julgamento desta quarta-feira apenas decidiu sobre a liminar dentro do processo. O mérito do caso ainda será objeto de análise do magistrado de primeira instância.

O procurador-geral do município, Ricardo Ferrari Andrade, argumenta que o aumento de velocidades não tem relação com os acidentes. Outro argumento acatado pelos juízes é de que a decisão de aumentar as velocidades é do poder executivo, que não deveria ter interferência do judiciário.

O aumento das velocidades nas marginais foi uma das principais promessas de campanha do prefeito João Doria. Atualmente, depois dos aumentos no começo do ano, os limites estão em 60 km/h nas pistas locais (50 km/h na faixa exclusiva de ônibus), 70 km/h na via central e 90 km/h pista expressa.

A medida reverteu uma redução de velocidade praticada pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT) sob o argumento de que o resultado diminuiria mortes no trânsito.

Números

O número de mortes no trânsito na capital paulista de janeiro a junho deste ano aumentou 1,2% em relação ao mesmo período de 2016, segundo o Infosiga, de responsabilidade do governo estadual. Foram 482 óbitos no período em 2017, frente a 476 casos no ano passado. Entre os ciclistas, o aumento foi maior, de 75% – 21 mortes de janeiro a junho deste ano contra 12 no mesmo período anterior. A CET e a Prefeitura de João Doria contesta os números.

O mapa do Infosiga e constatou que nos seis primeiros meses do ano, 16 mortes ocorreram nas Marginais (9 na Tietê e 7 na Pinheiros). Foram três óbitos a mais que nos últimos cinco meses da gestão Haddad (agosto a dezembro).

    Mais acessados