Tempestades se encaminham em direção à Nova York, que pode ter ventos de até 112 km/h
Tornados, ventos fortes e tempestades com raios causaram estragos no sul dos Estados Unidos neste fim de semana, deixando ao menos 18 mortes confirmadas nos Estados da Georgia, Mississippi, Louisiana e Carolina do Sul. Segundo autoridades, tempestades do tipo são um evento raro no inverno americano.
Ao menos 39 possíveis tornados foram registrados no sul do país no domingo. A maioria deles aconteceu na Georgia, que também registrou o maior número de mortes, 14. O governador do Estado, Nathan Deal, declarou emergência em sete condados no centro-sul da Georgia e advertiu que as condições permanecem perigosas. As tempestades intensas também deixaram mais de cinquenta feridos e danificaram cerca de 480 casas no Mississippi.
Como a série de eventos climáticos se encaminhou para a costa leste, serviços de emergência alertaram os moradores da cidade de Nova York para que se preparem para ventos de até 112 km/h e chuva forte até a noite desta segunda-feira. Boletins e alertas de enchentes foram emitidos em quatro dos cinco distritos da metrópole.
(Com Estadão Conteúdo e Reuters)