Trump diz aos doadores republicanos que Putin não teria invadido a Ucrânia se fosse presidente e chama a Otan de ‘tigre de papel’
Em um discurso para doadores republicanos em Nova Orleans, Donald Trump disse que os EUA deveriam colocar a bandeira chinesa em jatos F-22 e “bombardear a Rússia” em retribuição à invasão da Ucrânia.
O Washington Post relatou as observações, que foram feitas na noite de sábado.
Para rir, disse o jornal, o ex-presidente disse: “E então dizemos: ‘A China fez isso, nós não fizemos isso, a China fez isso’, e então eles começam a brigar entre si e nós sentamos e assistimos. ”
De acordo com o Post, Trump também chamou a Otan de “tigre de papel”, disse que os militares dos EUA venceram “confrontos” contra as tropas russas enquanto ele era presidente e alegou ter sido mais duro com Vladimir Putin do que qualquer outro líder dos EUA.
Trump enfrentou severas críticas por elogiar o líder russo desde o início da invasão. Ele também disse que a invasão estava errada.
Em seu discurso para “cerca de 250 dos principais doadores do Partido Republicano no hotel de elite Four Seasons”, disse o Post , Trump ecoou os pontos de discussão do Partido Republicano contra Joe Biden, alegando que Putin não teria invadido a Ucrânia se ele, Trump, ainda estivesse em potência.
“Eu conhecia Putin muito bem”, disse Trump. “Ele não teria feito isso. Ele nunca teria feito isso.”
A Rússia interferiu nas eleições americanas de 2016 para beneficiar Trump. A investigação dessa interferência produziu condenações criminais de assessores de Trump e extensas evidências de que Trump pode ter tentado obstruir a justiça .
Como presidente, em Helsinque, em julho de 2018 , Trump se submeteu a Putin em público e se encontrou com ele em particular, sem assessores próximos.
Em 2019, Trump suspendeu a ajuda militar à Ucrânia na tentativa de sujar Biden, resultando no primeiro de dois impeachments.
“Ninguém nunca foi mais duro com a Rússia do que eu”, disse Trump em Nova Orleans.
O Post informou que Trump também elogiou Kim Jong-un, o ditador norte-coreano, por ter “controle total” de seu país.
Grande parte do restante do discurso, disse o jornal , foi dedicado à mentira de Trump de que sua derrota para Biden foi causada por fraude eleitoral.
Trump atacou dois republicanos que rejeitaram a mentira: o líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, a quem Trump chamou de “estúpido, corrupto”, e seu próprio ex-vice-presidente, Mike Pence, que presidiu a certificação dos resultados eleitorais após o motim mortal. no Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.
O Post informou que “várias” pessoas disseram que Trump falou muito tempo e “parecia que ele estava divagando mais nos últimos 30 minutos”.
Sob pressão legal sobre seus negócios e assuntos políticos, Trump parece pronto para concorrer novamente em 2024. Ele continua sendo a presença dominante nas pesquisas do possível campo. Em Nova Orleans, ele disse sobre o próximo indicado: “Eu me pergunto quem poderia ser”.
De acordo com o Post, “a multidão explodiu em ‘Trump!’ cânticos.”