Ancara decidiu nomear embaixador em Israel e restabelecer relações diplomáticas com a nação, anunciou nesta quarta-feira (17) o chanceler turco, Mevlut Cavusoglu.
Tel Aviv também informou que os dois países tomaram a decisão de elevar o nível das relações turco-israelenses após conversa entre o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid.
Ambos os Estados acordaram em renomear mutualmente seus embaixadores e cônsules-gerais.
“Foi decidido nomear embaixador em Israel, do lado israelense também chegou uma resposta positiva a respeito do assunto. Em breve, a nossa candidatura será apresentada ao senhor presidente”, disse Cavusoglu hoje (17) durante a coletiva de imprensa.Isaac Herzog, presidente do Israel, comentou o passo dizendo que esta decisão ajudará a fortalecer as relações e a amizade entre os povos turco e israelense.
A Turquia foi dos primeiros países com maioria muçulmana a reconhecer Israel, mas as relações entre os dois países se deterioraram gradualmente. Isso aconteceu em meio ao criticismo turco das políticas israelenses em relação aos palestinos e acusações de crimes contra humanidade.
As relações entre Ancara e Tel Aviv pioraram em 2010 após um incidente, quando forças especiais de Israel capturaram o navio Mavi Marmara, que tinha partido da Turquia para Faixa de Gaza.
Em maio de 2018, Ancara propôs ao embaixador israelense na Turquia abandonar o país após atos de protesto na Faixa de Gaza ante o 70ª aniversário da formação do Estado de Israel e a transferência da embaixada norte-americana de Tel Aviv para Jerusalém associada ao aniversário. Durante as manifestações, 56 palestinos morreram e mais de 2,7 mil ficaram feridos.