UPAs – Vergonha Distrital

0
519

A demora para receber atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Núcleo Bandeirante revolta pacientes, que chegam a esperar até 5h na fila. A falta de Médicos é apontada como principal problema.

A realidade mostra um caos. No último domingo, mães tiveram que se dirigir com seu filhos para a UPA do Núcleo Bandeirante, porque não havia pediatras que deveriam estar de plantão nas outras unidades.

Pacientes sentados, em pé e muita paciência para aguardar horas até conseguir atendimento. As cenas se repetem dia após dia e indicam que o problema na saúde em Brasília já deixou de ser uma situação esporádica a muito tempo.

fotoupaUm casal com sua filha portadora da síndrome de down, chegou cedo a UPA do Núcleo Bandeirante, com apenas um médico de plantão, já se passava das 13h da tarde, e não tinham conseguido atendimento. “É um absurdo! Como vou ficar esperando todo esse tempo? Tem apenas um pediatra  nas UPAS para atender toda a população, virou um caos”, reclamou o pai.

Faltam médicos, leitos, equipamentos, tudo. Falta tudo, inclusive o mais elementar: sondas, luvas fio de suturas no tamanho certo, etc.

A propósito, o governador, ao assumir, invocou sua condição de médico e prometeu resolver os problemas da Saúde em 100 dias, tempo em que assumiria pessoalmente a Secretaria da Saúde. E decretou estado de emergência na saúde pública.