Imagem mostra garoto apontando arma para caixa e levando energéticos.
Foram detidos 6.619 jovens em nove meses, média de um por hora, diz PM.
Câmeras de segurança de uma padaria no Condomínio Del Lago, no Itapoã, no Distrito Federal, mostram uma criança com uma suposta arma na mão durante um assalto. O dono do comércio diz que o estabelecimento foi roubado 42 vezes em dois anos e que os autores eram menores de idade em 90% dos casos.
Na imagem é possível ver o garoto apontando a arma para o caixa. Ele aparenta ter menos de 12 anos. Em seguida, ele vai até uma das geladeiras e pega pelo menos três garrafas de energético.
Segundo a Polícia Militar, nos primeiros nove meses de 2015, foram apreendidos 6.619 adolescentes por envolvimento em infrações análogas a crimes, uma média de uma detenção por hora. O número é 45% maior do que o mesmo período de 2014, diz a PM.
A dona de uma loja de roupas na Avenida Comercial do Itapoã, que não quis se identificar, diz que já perdeu as contas de quantas foi assaltada. Depois de ser vítima de roubos três vezes em um semana, ela decidiu fechar as portas.
Gerente de uma loja na mesma região, Renata de Lima diz que sempre olha para a rua a fim de tentar identificar alguma movimentação fora do comum. “Sempre atenta. É que a gente está sempre aqui dentro, a gente está sempre lá fora olhando para ver se eles não estão passando. Qualquer coisinha a gente já liga para polícia.”
Segundo a PM, os comerciantes confirmam que a maior parte dos delitos tem participaçãode menores de idade. “Parte deste pessoal já cometeu algum crime, a gente leva para a delegacia e logo estão de volta. A legislação nossa proporciona isso. Então estes menores estão de volta e a gente apreende novamente, é um retrabalho”, disse o coronel da PM Mauro Lemos.