23.5 C
Brasília
quinta-feira, 14/11/24
HomeBrasíliaVocê é adepta do “dia do lixo”? Descubra se ele realmente é...

Você é adepta do “dia do lixo”? Descubra se ele realmente é necessário e faz bem

Nutricionista te dá sugestões do que e como comer para não por tudo a perder

lixo_home

Para quem pensa em fazer ou para quem já está de dieta, o chamado “dia do lixo” é um dos maiores alentos. É nele que você pode comer o que quiser, bem livre, sem se preocupar com restrições de cardápio. Essa é a ideia de muita gente! MAS SERÁ QUE ESSE É UM BOM PROCEDIMENTO? “Você pode POR A PERDER TODO SEU EMPENHO NO PROCESSO DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, cujo objetivo é emagrecer porém mantendo o bem-estar e a qualidade de vida”, explica a NUTRICIONISTA MADALENA VALLINOTI, da Personal Diet Clínica Nutricional.

Foto: Tijana87/iStock
COMER BEM REGULARMENTE NÃO TE OBRIGA A TER QUE ABRIR MÃO DE TUDO O QUE VOCÊ GOSTA UMA VEZ OU OUTRA. FOTO: TIJANA87/ISTOCK

O SEGREDO É COMER DE TUDO

Melhor que o regime é a reeducação alimentar. A Ciência já provou várias vezes que dietas malucas só emagrecem seu psicológico, te deixando nervosa, irritada, chata, e medidas a menos que é bom, nada! “Além de não serem toleradas por um longo período, CAUSAM UM INCÔMODO PSICO-EMOCIONAL, que chega a causar desconforto e até mesmo insegurança sobre o que consumir em um evento social, como estar com familiares e amigos”, diz a nutricionista, que complementa: “O SEGREDO É BUSCAR TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, equilibrada, preparar um prato colorido e variado, que certamente estará oferecendo ao seu organismo nutrientes, fibras, energia e proteínas para deixa-lo em equilíbrio e assim alcançar os resultados que tanto quer”.

O QUE E COMO COMER

De maneira geral a recomendação da profissional é: “EVITE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E INDUSTRIALIZADOS. Use e abuse de frutas, verduras e legumes e sempre que possível, orgânicos”. Mas, se quiser dar uma escapadinha, fique atento a alguns detalhes que farão toda a diferença:

Foto: sonja-lekovic/iStock
UM HAMBÚRGUER DAQUELES PODEROSOS TEM REALMENTE PODER PARA ACABAR COM TODO SEU ESFORÇO DA SEMANA. FOTO: SONJA-LEKOVIC/ISTOCK

SE VOCÊ GOSTA DE COMER UM DELICIOSO HAMBÚRGUER, “busque um local que o prepare uma versão com pão integral, carne preparada artesanalmente e de forma personalizada (que você possa escolher os ingredientes). Assim você estará evitando uma série de temperos artificiais que acrescentarão apenas substâncias nocivas e altos teores de sódio”, lembra Vallinoti.

MORRENDO DE VONTADE DE COMER UM PRATO DE LASANHA? Também está liberado, mas escolha uma opção menos calórica e nutricionalmente mais saudável. Segundo Madalena, “prefira molho sugo ao branco, se possível que seja com massa integral ou uma lasanha preparada com vegetais (berinjela, abobrinha, etc.). Ah, e antes consuma um prato bem generoso de salada, com variedades de folhas, dois ou três tipos de legumes crus ou cozidos no vapor (tomate, pepino, cenoura, vagem, palmito, brócolis, aspargos, etc.). Tudo temperado com azeite extra virgem, limão e pouco sal. Use e abuse das ervas para acrescentar sabor às preparações”.

Foto: Voyagerix/iStock
UM DOCINHO LÁ E OUTRO ACOLÁ NÃO FAZ MAL NÃO. MAS NÃO ABUSE. FOTO: VOYAGERIX/ISTOCK

AMA DOCES E SOBREMESAS? “Coma uma vez por semana e busque os mais naturais, de preferência os que usem frutas (ao invés de açúcar refinado) e cacau (ao invés de manteiga de cacau). Prefira chocolate 70% cacau ao invés de chocolate ao leite ou branco. Consuma sorbets ou picolés ao invés daqueles sorvetes super cremosos e gordurosos. Lembre-se: tudo é questão de criar o hábito! Se estiver morrendo de vontade de comer um chocolate branco, coma, você observará que com apenas um pedacinho já ficará satisfeita”, afirma a especialista.

AO CONSUMIR CARNES, esse bê-a-bá você já sabe: “sempre as magras, quando possível, frango orgânico e peixes, sempre assados, cozidos e grelhados”, ressalta a nutricionista.

Foto: kzenon/iStock
REFRIGERANTE E FRITURAS ESTÃO EXPRESSAMENTE PROIBIDOS. ATÉ NO DIA DO LIXO. FOTO: KZENON/ISTOCK

NEM PENSAR!
Esqueça os REFRIGERANTES. “Beba sucos de frutas naturais sem adoçar, pois as frutas da época são naturalmente doces”, explica a profissional. Outro proibidão são as FRITURAS. “Busque preparações que possam ser assadas. Exemplo: adora coxinha? Ok! Dê preferência a receitas preparadas com farinhas integrais ou de mandioca ou batatas recheadas, se possível com frango orgânico. Você mata a vontade e não agride o seu organismo”.

O dia do lixo em si não será um problema se houver bom senso e critério. Segundo Vallinoti, “se você se jogar, fatalmente levará a um retrocesso nos resultados obtidos, pois nosso metabolismo está em estado de alerta e fora de sua zona de conforto, tendendo a voltar à sua antiga realidade”. Ou seja, sua uma semana de trabalho vai por água abaixo. TENHA CUIDADO E SEJA FELIZ!

 

Mais acessados