O YouTube lançou um programa para criadores de conteúdo que permite abrir o canal para os usuários patrocinarem o seu trabalho: eles pagam uma taxa mensal, ganham acesso a conteúdo exclusivo, e ajudam os youtubers a continuar produzindo novos vídeos.
O programa estava sendo testado por canais do YouTube Gaming, mas agora foi expandindo para todos os criadores de conteúdo da plataforma. Canais com mais de 1.000 assinantes podem se inscrever para receber patrocinadores.
Por uma taxa de R$ 7,99 por mês, o usuário do YouTube se torna “patrocinador” do canal e ganha coisas como emojis extras para chats e acesso a chats exclusivos com os produtores do canal. Alguns canais que já contam com o recurso são o Game Attack e o brasileiro Que Diabos?.
Com a novidade, o Google abandonou outro programa voltado para criadores de conteúdo: a possibilidade de lançar um canal fechado que só liberava acesso ao conteúdo para quem pagasse uma assinatura mensal, recurso que só era usado por 1% dos canais desde que foi lançado, em 2013.